Invista em Tecnologia como uma ferramenta Estratégica para IES Privadas
25 de agosto de 2009
A 5ª conferência: Invista em tecnologia como uma ferramenta estratégica para IES privadas, organizada pelo IBC foi uma oportunidade única de trocar experiências e conhecer coisas novas.
Nos dois dias de conferência foi possível discutir acerca de vários temas com o foco na “tecnologia como ferramenta estratégica”, frutos do amadurecimento do mercado e da preocupação das instituições com o investimento na tecnologia para estabelecer um diferencial competitivo.
A Cadsoft mais uma vez inovando, transmitiu o evento utilizando as ferramentas tecnológicas oferecidas pela web 2.0.
O twitter divulgava comentários e algumas percepções em tempo real ilustrados com fotos do evento. A ferramenta do blog, bem como a parte de notícias no site foram utilizados para divulgação do evento, dos palestrantes e dos temas a serem tratados. O youtube recebeu vídeos das palestras completas e o flickr todas as fotos do evento. Finalmente o SlideShare está hospedando os arquivos com as palestras da conferência.
A conferência começou com a palestra de Clarisse Ferrão, gestora de projetos acadêmicos da Escola Pernambucana de Saúde: “Reduza custos e aprimore a qualidade dos serviços oferecidos estabelecendo a governança da tecnologia em sua instituição”. A gestora de projetos falou sobre e a importância dos fóruns para o aprendizado de alunos e sobre a virtualização do ensino: "A sociedade pode ter achado estranho a "virtualização de ensinos como a medicina", mas não é isso. Os recursos tecnológicos são mais um meio."
Bruno Henrique de Macedo, PMP Gerente de TI do Grupo Ânima explora seu ponto de vista em um debate com Lúcia Quental, Gerente de TI do grupo IBMEC: “Como resolver o dilema: desenvolver sistemas de gestão próprios ou adotar sistemas disponíveis no mercado? Conheça o custo-benefício encontrado por estas IES”
Anna Zappa nos fala sobre o “CRM como ferramenta estratégica para IES privadas” propondo o desenvolvimento de um banco de dados de acordo com os interesses da IES e explica como utilizar o sistema de CRM Educacional de forma a identificar de modo pró-ativo as características e movimentos da comunidade acadêmica.
Prof. Francisco Carlos Rodrigues, coordenador dos cursos de graduação da Trevisan Escola Superior de Negócios expõe sua opinião no debate sobre dilema da tecnologia com Prof. Maria Célia Pressinatto, Pró-Reitora de Ensino do Centro Universitário Barão de Mauá. "Conheça as tecnologias utilizadas em sala de aula e saiba como elas são percebidas por docentes e discentes". Eles falam das tecnologias disponíveis, do planejamento, infraestrutura e os investimentos necessários para implantação finalizando com a percepção dos professores e alunos quanto às novas tecnologias.
Felipe Barros faz um estudo de caso “Potencialize a velocidade das informações e obtenha resultados mais acurados ao integrar o sistema Back Office ao sistema acadêmico”
e fala um pouco de sua operação, da sua experiência de trabalho com a solução encontrada graças à parceria com a Cadsoft.
Ele conta como a integração ajudou a IES a realizar o controle de notas, faltas, histórico, inadimplência e acompanhamento de aprendizagem de um modo rápido e eficiente e de que forma o sistema deve ser utilizado para agregar valor à informação. Além disso cita a importância do comprometimento da equipe e como os resultados têm sido alcançados na instituição.
A estudo de caso está disponível na íntegra no youtube: Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4
Em seguida, o Prof. Ms. Válter Gomes, Reitor da UNIARAXÁ e o Prof. Ms. Pedro Ashidani, Pró-Reitor de TIC da UNIARAXÁ fazem um estude caso: “Intensifique o relacionamento com o aluno e a comunidade interagindo com esses dois públicos através da forte presença da IES na internet” explorando de que maneira a internet por interligar IES, professor e aluno e a integração da instituição à comunidade.
Para finalizar as atividades do dia, Flávio Rebustini - Reitor da Universidade do Grande ABC defende seu ponto de vista no painel de debates com Nivaldo Sanches, gerente de projetos da Universidade Anhembi Morumbi: “Verifique qual solução é mais econômica e eficiente para a instituição: Data center ou parque de servidores próprios”
Abrindo as atividades do segundo dia, Darcius Danilevicz, diretor de TI da Universidade Anhembi Morumbi faz um estudo de caso “Alternativas para mensurar o retorno dos investimentos em tecnologia e decidir sobre a continuidade de um projeto para esta área” e aponta solução para mensurar a satisfação do público interno e externo com relação à tecnologia.
O Prof. Dr. Carlos Fernando de Araújo Jr - diretor executivo Campus Virtual Cruzeiro do Sul ,o Diretor de EAD do SEB Jeferson Ferreira Fagundes, e o Diretor KM Business e SBGC, Fábio Câmara Araújo de Carvalho falam sobre como integrar mobilidade à EAD , de que modo a instituição deve se preparar para atender à demanda de tecnologia e mobilidade gerada pelos discentes no painel de debates:“Perspectivas em tecnologia, o futuro do EaD, o uso da mobilidade na educação e como se preparar para os novos cenários e o quanto é necessário investir”
Para encerrar a conferência o Prof. Rodrigo Cabral, Dr., Diretor de Produtos Cadsoft fala um pouco sobre o novo conceito: “Gestão Acadêmica Moderna: a importância da homeostase entre tecnologia, processos e pessoas como forma de obter resultados e apoiar a condução da estratégia institucional”
Rodrigo Cabral começa sua palestra com uma provocação: “Tecnologia é meio ou é fim?” A partir da análise dessa pergunta, conduz sua argumentação acerca de como devemos enxergar o papel da tecnologia nas instituições de ensino e como a Cadsoft tem buscado trabalhar no mercado educacional brasileiro. O Prof. apresenta a Gestão Acadêmica Moderna e conta como a empresa chegou a esse conceito e porque ele deve ser adotado.
A reflexão objetiva maximizar os resultados dos investimentos em projetos de implementação de softwares acadêmicos e obter melhores resultados alinhando processos táticos e operacionais aos objetivos estratégicos da IES.
Palestra IBC Rodrigo Cabral - Parte1
Parte 1: http://bit.ly/9nzxa
Parte 2: http://bit.ly/fjztf
Parte 3: http://bit.ly/28B64L
Na parte da tarde aconteceram dois workshops simultâneos. O resultado foi bastante positivo graças aos ricos debates e ao grande fluxo de informações proporcionado pela troca de experiências entre os profissionais de sucesso do mercado educacional.
“Muito boa conferência. Esclarecedora, essencial ao aprimoramento dos serviços prestados aos alunos. Uma nova visão do processo de ensino e das ferramentas digitais, seu uso e perspectivas.” J.R.S. - UNIFIG
Você pode comentar as palestras ou enviar perguntas aqui no Blog, nos links disponíveis no youtube ou pode utilizar o twitter.